| dia 03 | Salta, AR
Se o encantamento por Salta começou à noite do dia anterior, só aumentou no dia que a exploramos. Mesmo com a chuva que caía a cidade continuava linda e com aquele charme latino-americano. Começamos o dia olhando para Salta pelo balcão da sala de café da manhã do Hotel Colonial, com vista para a plaza 9 de julio, que seria o nosso ponto de partida. O primeiro monumento visitado foi a Catedral, onde se encontram os restos mortais do General Güemes, um dos heróis da Argentina, que lutou nas Guerras de independência do país e nas guerras civis, além de atuar como governador da província de salta por 6 anos, nos primeiros anos do século XIX.
Seguimos para o Cabildo, no lado oposto da praça. Prédio colonial que abrigou a sede do governo da província de Salta de 1626 até 1888. é o Cabildo mais completo e melhor conservado da Argentina. Declarado Monumento Histórico Nacional, em 1937, hoje abriga o museo histórico del Norte e o Museo Colonial y de Bellas Artes, com artefactos históricos que datam da era pré-colombiana, das guerras civis e do General Güemes,o museu conta a história do norte da Argentina, vale a pena a visita para conhecer um pouco mais do país.
Antes do Almoço aproveitamos para fazer mais uma parada, conhecemos o MAAM - Museo de arqueologia de alta montaña. O museu possui uma coleção de objetos da cultura inca, contando a relação desse povo com as montanhas andinas, além de ser responsável por preservar algumas múmias incas que foram encontradas no vulcão Llullaillaco, próximo a Salta, em 1999.
Almoçamos no restaurante el solar del convento, na calle caseros. com gastronomia típica argentina tem como carro-chefe a carne bovina, que de tão macia, pode ser cortada com uma colher.
Ainda na calle Caseros, visitamos a Iglesia San Francisco (chamada também de basílica menor y convento y convento de San Francisco). construída no século XVIII, foi declarada Monumento Histórico Natural pelo governo argentino, em 1941. Nela se encontram os restos mortais de María Magdalena de Goyechea y la Corte, mãe do General güemes.
Seguimos para o teleférico San Bernardo, para ver a cidade por cima. Como o tempo estava nublado, não conseguimos ver direito as montanhas em volta, mas o passeio valeu a pena para vermos a real dimensão da capital da província. à noite jantamos em um dos restaurantes que cercam a plaza 9 de Julio e demos mais uma volta pela área, para vermos os monumentos iluminados à noite.
Lugares imperdíveis:
Plaza 9 de Julio
Calle Zuvíria e Calle España. Salta - província de Salta, Argentina.
Catedral de Salta
Calle España,558 (em frente a praça 9 de Julio). Salta - Província de Salta, Argentina.
Cabildo - Museo Histórico del Norte
Calle Caseros, 549 (em frente a praça 9 de Julio). Salta - Província de Salta, Argentina.
Museo de Arqueologia de Alta Montaña - MAAM
Calle Bartolomé Mitre, 77 (em frente a praça 9 de Julio). Salta - Província de Salta, Argentina.
Restaurante el Solar del Convento
Calle Caseros, 444. Salta - Província de Salta, Argentina
Basílica San Francisco de Asís
Calle Córdoba, 33. Salta - Província de Salta, Argentina.
Teleferico San Bernardo Salta
Av. San Martín e Av. Hipólito Yrigoyen. Salta - Província de Salta, Argentina.